26/01/2007

1:32 vs 1:40

> Antes de eu correr com os modelos usuais de slot à escala 1:32, tinha os meus velhinhos JOUEF à escala 1:40. Hoje em dia tenho já alguns modelos míticos dos anos 80, feitos em plástico ou resina. Nos JOUEF, construia carroçarias em cartolina e pintava-as com tinta da china colorida. Vejam as diferenças:



Audi Sport Quattro E2 TEAM SLOT (resina) vs Audi Sport Quattro E2 JOUEF





MG Metro 6R4 Belga TEAM SLOT (resina) vs MG Metro 6R4 ANDREWS JOUEF





Peugeot 205 T16 EVO2 SPIRIT vs Peugeot 205 T16 JOUEF

1:32 vs 1:40



Renault 5 Copa SCX vs Renault 5 Maxi Turbo JOUEF



Porsche 911 Carrera Rothmans SCX vs Porsche 911 Carrera RS JOUEF



Audi Quattro A2 HB SCX vs Audi Sport Quattro HB JOUEF



Ford RS 200 Martini SCX vs Ford RS 200 (maquete)



Lancia 037 Rally Martini SCX vs Lancia 037 Rally Martini JOUEF

1:32 vs 1:40



BMW M1 BASF SCX vs BMW M1 RUICS JOUEF



Porsche 935 Moby Dick CARRERA vs Porsche 935 Moby Dick JOUEF



Porsche 911 GT2 Mobil PROSLOT vs Porsche Carrera Turbo JOUEF



Ferrari 250 GTO PINK CAR vs Ferrari 250 GTO JOUEF



Lancia Stratos HF Alitalia SCX vs Lancia Stratos HF Ruics JOUEF

23/01/2007

INICIO DA TEMPORADA 2007

> Iniciei no passado fim-de-semana a minha temporada de slot cars 2007. Na sexta-feira fui correr ao Slot Clube do Porto na prova do Troféu Mégane. Os modelos sofreram um upgrade para esta segunda temporada com um eixo posterior calibrado e uma jantes de liga com parafuso de aperto. Os carros ficaram ligeiramente mais rápidos, mas sobretudo em termos de segurança e velocidade em curva estão bastante melhores.



> O meu Mégane, mesmo antes de correr, já estava premiado, pois foi o vencedor da categoria DECORAÇÃO 2006!
A prova correu bem, pois nem sequer treinei o carro e como experimentei um novo punho de 35 ohms, as duas primeiras mangas foram sempre a "apalpar". No final fiquei a meio da tabela - 13º entre os 26 concorrentes.



> No sábado fui para a Stop and Go participar no Rallye da Suécia, todo em neve. Já tinha saudades deste piso cheio de farinha com os carros sempre de lado!



> As classificações não foram famosas, sexto ou sétimo nos vários grupos, mas a intenção era mesmo divertir-me a conduzir!



> Aproveitei também este rallye para estrear um novo Subaru WRC com suspensão, o último modelo da Ninco para os ralis.



> Levei também o meu velhinho Citroen Saxo, e consegui mesmo o melhor tempo do grupo S1600 na sexta PEC!



> O meu Ford Focus WRC, mais indicado para as provas de TT do que ralis...

19/01/2007

FORD GT 40



> No final da década de 60, o piloto nortenho Carlos Gaspar importou e correu com um dos mais modernos carros de Sport da altura, um fantástico Ford GT 40 - chassis número GT40/1022.



> Carlos Gaspar correu com as cores habitualmente usadas por ele, vermelho com três barras brancas na frente, as cores de Portugal em competições automóvel.



> Depois o GT40 foi vendido ao piloto Luís Fernandes que correu com as cores habituais do Team Palma, azul com uma faixa central branca.



> Aproveitando 2 modelos da colecção SCX/SCALEXTRIC, recriei os modelos utilizados pelo Luís Fernandes no circuito de Vila do Conde 1969 e Carlos Gaspar na prova de Vila Real 1968.



> Porque não existem autocolantes para estes modelos, tive que os desenhar. Depois foram impressos numa folha autocolante e aplicados nos modelos.

18/01/2007

GARAGEM 2

> Aqui ficam algumas fotos que fiz em 2003, com alguns carros da minha colecção.
Para criar este efeito comecei por desenhar várias paredes onde fui adicionando alguns pormenores; posters, ferramentas, tijolos, etc. Depois colei em placas de k-line que dispus perpendicularmente. Junto aos modelos coloquei algumas peças de kits militares: jerricans, bidons, peças de motor ou botijas de oxigénio. Criei também algumas mesas que se vêm encostadas às paredes, com efeito metálico e bastantes ferramentas. Depois de impressas, colei-as em cartolina, vinquei as dobras e montei tridimensionalmente. No final coloquei uns bonecos da SCX, alguns pintados por mim e ficou o cenário completo.







GARAGEM 1









NASCIMENTO DA TIGERSPEED

> A marca TIGERSPEED surge numa época em que eu necessitava de formar uma equipa para competir com os slot cars. Antes, lembro-me da altura em que enchia folhas dos meus cadernos de liceu com sketches e perfis de automóveis. Os modelos originais tinham a marca TIGER e as versões de competição eram incluídas no TEAM TIGER RACING.



Nos anos 80, quando comecei a competir mais assíduamente, o nome da equipa evoluiu para TIGERSPEED e assim continua há cerca de 25 anos.

P.S. Descobri, há já alguns anos, que o meu signo chinês é o TIGRE. Coincidência?



> Curiosamente a TIGERSPEED nunca apresentou um logotipo único. É reconhecida essencialmente pelo lettering e pelas cores que utilizo - branco, vermelho e azul. Estas são algumas das versões usadas.

APRESENTAÇAO



> Bem vindos a este meu novo blog. Após ter criado, há precisamente 1 ano atrás, um blog (http://ruics.blogspot.com) onde partilho com vocês os meus hobbies e projectos, decidi agora dividir algumas áreas, que passo a incluir aqui - os slot cars e o design automóvel.